Uma limpeza geral foi iniciada esta semana na Candangolândia. O programa GDF Presente e servidores da administração regional recolheram cerca de 50 toneladas de entulhos e inservíveis de vários pontos da cidade e também do pátio de obras da administração. Isso em apenas dois dias. O trabalho segue até sexta-feira (21) e visa deixar a região mais aprazível para seus moradores.
Inservíveis como colchões e sofás velhos, pedaços de um guarda-roupa, entulhos de construção e lixo verde em geral foram retirados pelas equipes. Lixo esse que é notado pelo morador Milton Carlos da Silva, 70 anos. “É complicado. Moro na Quadra 2 e lá tem um estacionamento grande. Do dia para a noite, jogaram um guarda-roupa de madeira lá”, aponta. “Felizmente, o pessoal que limpa tem ‘caído para dentro’ e tirado esse lixo da rua com rapidez”, diz o aposentado.
Dois caminhões – um trucado e outro toco – e uma escavadeira foram usados no serviço, que teve a participação de cinco reeducandos da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape). Além de rodar as quadras, eles eliminaram os resíduos que estavam acumulados no pátio de obras.
Segundo o administrador Pablo Valente, as ações de recolhimento de entulhos são diárias na região. “Apesar da nossa cidade ser relativamente pequena, há o descarte indevido. Temos um tratorzinho que roda as avenidas para recolher o lixo, além do cata-cata”, explica. “E o morador pode acionar a administração para que possamos retirar inservíveis da porta da casa dele”.
Limpeza de bocas de lobos
Anchieta Coimbra, coordenador do Polo Central II, lembra que a parceria com a administração regional aumenta a produtividade na Candangolândia. “Com o maquinário e a mão-de-obra do polo, conseguimos aumentar o volume de trabalho. O recolhimento de lixo e a limpeza de boca de lobos são ações que fazemos sempre”, pontua. Cerca de 200 bocas de lobo foram limpas nas últimas duas semanas na RA.
Fonte: Agência Brasília