Na última terça-feira (25), um terremoto de magnitude 5.1 atingiu a região próxima a San José, na Califórnia (EUA). Então, donos de telefones Android foram avisados sobre o fenômeno segundos antes dos tremores.
Desde 2020, todos os celulares com o sistema operacional do Google possuem o recurso de detecção de terremotos. No caso, o acelerômetro dos aparelhos é usado para notificar a rede de alerta sobre os abalos terrestres.
No Twitter, Dave Burke, vice-presidente de engenharia do Android, compartilhou uma imagem mostrando o momento em que vários celulares detectam os tremores. Em destaque, os sensores sentiram a movimentação antes do início das ondas de choque.
Nas redes sociais, usuários do Android disseram ter recebido a notificação sobre o terremoto de cinco a 10 segundos antes de sentirem os tremores. Apesar de ser um curto intervalo, isso pode ajudar as pessoas a se protegerem.
Curiosamente, os donos de celulares com o sistema do Google também relatam terem sido notificados sobre o fenômeno antes dos usuários de iPhone. Aparentemente, os smartphones da Apple enviaram o alerta apenas após a ocorrência do terremoto.
Funcionalidade eficiente
O sistema de alerta de terremotos do Android também provou ser eficiente durante um terremoto que ocorreu nas Filipinas em 2021. Sem dúvida, uma tecnologia que pode ajudar diversas pessoas a se protegerem antes das ondas de choque.
A ferramenta não está disponível para usuários de todos os países, como ocorre nas versões do sistema operacional no Brasil. Para quem mora fora do país, é possível habilitar a funcionalidade realizando os seguintes passos:
- Acesse as Configurações do Android;
- Clique na opção Safety & emergency;
- Ative o recurso Earthquake alerts.
Então, sempre que a rede de alerta de terremotos notar um possível fenômeno na região, o usuário receberá uma notificação com instruções para se proteger.
Fonte: tecmundo