Aplicar o conceito de governança à realidade da administração pública tem sido um desafio enfrentado pelos servidores públicos. Este será um dos assuntos debatidos no Fórum de Governança da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), que ocorre nesta quarta-feira (23), das 9h às 18h, no auditório do Parque Tecnológico de Brasília (Biotic). Outro tema que será abordado é a governança de dados, que, quando bem-estruturada, pode aprimorar os processos de tomadas de decisões e de gestão de riscos.
“Esse tema contribui para o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados e ainda está ligado ao interesse dos cidadãos e à proteção de seus direitos”, lembra o controlador-geral do Distrito Federal, Daniel Lima, que ressalta a importância de todos os servidores do Governo do Distrito Federal (GDF) participarem do Fórum. “É uma oportunidade de ampliarmos nossos conhecimentos nessa área e trocarmos experiência para que a governança seja aprimorada no governo.”
Na administração pública, a governança diz respeito a um conjunto de mecanismos que tem por objetivo avaliar, direcionar e monitorar a atuação do gestor, visando garantir a prestação de serviços públicos de qualidade e de interesse da sociedade.
A Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, que traz como objetivos as questões ambiental, social e da governança, conhecida pela sigla ESG – em inglês environmental, social and governance – também será um dos assuntos do Fórum, como explica a subcontroladora de Governança e Compliance, Ana Ferrari. “Vamos falar sobre seus impactos e desafios, com a finalidade de conscientizar o servidor público quanto à possibilidade de utilizar mecanismos de governança na estruturação de políticas socioambientais.”
*Com informações da CGDF
Fonte: Agência Brasília