Servidores da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do Instituto Brasília Ambiental participaram, de 29 de novembro até esta sexta (2), do IX Encontro Nacional do Cadastro Ambiental Rural (CAR). O evento foi realizado pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) no Centro de Convenções Israel Pinheiro.
O encontro é considerado, pelos organizadores, como uma integração fundamental para a agenda de regularização ambiental. Para os servidores da autarquia, participantes do evento, as reuniões e a troca de experiências contribuem para o nivelamento das pendências e necessidades de cada estado, proporcionando um avanço no entendimento geral do todo.
Nos dois primeiros dias, a programação envolveu um balanço de gestão e perspectivas, discussão sobre o Plano Nacional de Regularização de Imóveis Rurais (RegularizAgro), debate sobre o ciclo de inovação da análise dos cadastros, melhorias gerais do Sistema Nacional de Cadastro Rural (Sicar) e apresentação do fluxo de regularização ambiental.
Também houve apresentações entre os estados, sobre canais de acesso ao Sicar, ações da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para o Sicar, regularização ambiental e fundiária (Incra) e observatório agropecuário. Ao final, foi feita uma exposição sobre os balcões de atendimento.
CAR
O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro público eletrônico nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais. A importância do cadastro está em tornar possível uma base de dados para monitoramento, planejamento ambiental e econômico, bem como para auxiliar no combate ao desmatamento.
*Com informações do Instituto Brasília Ambiental
Fonte: Agência Brasília