Um enorme aquário em Berlim, que abrigava cerca de 1.500 peixes exóticos, explodiu nesta sexta-feira, derramando 1 milhão de litros de água e detritos em uma via principal no movimentado distrito de Mitte, disseram serviços de emergência.
Cerca de 100 socorristas foram ao local, um complexo de lazer que abriga um hotel Radisson e um museu, bem como o que o Sea Life Berlin disse ser o maior aquário cilíndrico independente do mundo, com 14 metros de altura.
“Parecia um terremoto”, disse Naz Masraff, que estava hospedado no hotel.
Duas pessoas ficaram feridas por estilhaços de vidro e os serviços de emergência pediram a cerca de 350 hóspedes do hotel que empacotassem seus pertences e saíssem em meio a temores de que poderia haver danos estruturais.
Ônibus foram enviados para fornecer abrigo aos hóspedes do hotel, disse a polícia, já que as temperaturas externas em Berlim pela manhã giravam em torno de -7°C.
Cães de busca e resgate vasculharam o andar térreo do prédio, que estava muito cheio de destroços para os socorristas, mas não encontraram vítimas, disse o corpo de bombeiros de Berlim no Twitter.
Um porta-voz do corpo de bombeiros disse à Reuters que ainda não está claro o que causou a explosão do aquário AquaDom.
O Sea Life Berlin disse em um comunicado que sua equipe ficou chocada com o incidente e estava tentando obter mais informações dos proprietários do AquaDom sobre o que causou o incidente.
Nem o corpo de bombeiros nem a polícia comentaram sobre as consequências para os peixes, embora a polícia tenha dito no Twitter que houve “danos marítimos inacreditáveis”.
(Reportagem adicional de Sarah Marsh e Paul Carrel)