O delegado da Polícia Federal, Sandro Avelar, deve ser anunciado como o novo secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, segundo apurou a TV Globo. Ele já ocupou o posto entre 2011 e 2014, durante o governo de Agnelo Queiroz (PT).
A secretaria está sem titular desde o último dia 8 de janeiro, dia dos ataques terroristas ao Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF) e Palácio do Planalto, quando o então secretário Anderson Torres foi exonerado do cargo.
A TV Globo também apurou que Avelar deve responder o convite nesta terça-feira (24). Ele se formou em Direito pela Universidade de Brasília e é delegado da Polícia Federal desde 1999.
Na corporação, já exerceu os cargos de diretor do sistema penitenciário federal, no Ministério da Justiça, e liderou combate ao crime organizado na superintendência da PF no Distrito Federal.
A intervenção federal na segurança pública do DF foi aprovada pelo Senado no dia 10 e a medida é válida até 31 de janeiro deste ano. No período, a União assume o comando da segurança pública no distrito no lugar do governo local.
A polícia e o governo do estado, responsáveis pela segurança do DF, foram criticados pela atuação diante dos atos golpistas contra as sedes dos Três Poderes.
Fonte: G1