Rússia diz que avançou suas tropas na cidade de Vuhledar; Ucrânia nega

O líder separatista pró-Rússia na província de Donetsk, Denis Pushilin, disse nesta terça-feira (31) que as tropas russas garantiram uma posição segura em Vuhledar, uma cidade localizada ao leste do país e que detém grande produção de carvão.

Ucrânia por outro lado nega que o Kremlin tenha conseguido avançar sobre a região.

Denis Pushilin, líder do movimento separatista em Donetsk, em foto de 7 de março de 2022 — Foto: Alexander Ermochenko/Reuters
Denis Pushilin, líder do movimento separatista em Donetsk, em foto de 7 de março de 2022 — Foto: Alexander Ermochenko/Reuters

O Ministério da Defesa do Reino Unido divulgou uma atualização do seu setor de inteligência onde era confirmado o ataque russo e o domínio de parte da cidade de Vuhledar. Segundo Londres, os russos atacaram com uma brigada de milhares de soldados.

“Existe ainda uma possibilidade realista de que a Rússia continue a obter ganhos locais no setor. No entanto, é improvável que Moscou tenha tropas suficientes não comprometidas na área para alcançar um avanço operacionalmente significativo”, diz o relatório.

Esse documento diz que os comandantes russos provavelmente estavam tentando “desenvolver um novo eixo de avanço” no território controlado pela Ucrânia na região de Donetsk e desviar as forças ucranianas que estão em Bakhmut, mais ao norte, o foco principal do esforço ofensivo da Rússia nos últimos meses.

A cidade de Vuhledar também é importante por ser caminho dos trens russos que abastecem as tropas na região sudeste da Ucrânia.

Fonte: G1

Compartilhe esta notícia