A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) divulgou, nesta terça-feira (31), o plano de segurança para a posse no Congresso e o retorno das atividades no Supremo Tribunal Federal (STF). O esquema conta com o apoio da Polícia Federal (PF) e da Força Nacional (bombeiros, policiais civis e militares). Os eventos desta quarta (1) e quinta-feira (2) serão os primeiros após o fim da intervenção federal, instaurada no dia 8 de janeiro.
De acordo com o secretário da SSP-DF, Sandro Avelar, tudo foi planejado para assegurar o bem-estar e segurança na posse independente do cenário.
“Elaboramos um material contundente, com base em informações dos setores de inteligência e sob a chancela de todos envolvidos, o que mostra a integração que já faz parte da cultura de nossas ações. Além do efetivo escalado para atuar no local, teremos equipes de sobreaviso”, afirmou Sandro.
No que se trata da Polícia Civil (PCDF) e Polícia Militar, haverá tropas de choque, cavalaria, policiamento com cães, operações especiais, equipes de segurança dos prédios públicos, gradis e drones. Em relação ao acesso à Esplanada dos Ministérios, a região será fechada a partir das 0h desta terça-feira (31) . O bloqueio das vias S1 e N1 começa na alça leste da Rodoviária do Plano Piloto.
Além disso, está previsto que a PMDF faça uma linha de policiamento já na Avenida José Sarney. “ A Praça dos Três Poderes terá acesso restrito aos políticos e aos convidados das cerimônias, que somente acessarão a área mediante confirmação da identidade por servidores das casas”, reforçou a SSP-DF. O plano de segurança ressalta que certos objetos não serão autorizados. São eles:
- Armas brancas ou objetos pontiagudos;
- Garrafas de vidros;
- Latas;
- Hastes de bandeiras;
- Espetos de churrasquinhos;
- Laser e similares;
- Armas de brinquedo, réplicas ou simulacros;
- Barracas;
- Tendas;
- Fogões;
- Fogos de artifício;
- Artefatos explosivos;
- Dispositivos de choque ou sonoros;
- Substâncias inflamáveis;
- Drogas ilícitas;
- Drones com exceção os da segurança pública;
- Animais não serão aceitos, com exceção de cães-guias.
No caso, os expedientes dos Três Poderes seguirão normalmente. A SSP-DF comunicou que haverá um ato público em prol da Posse Popular e as Marchas das Mulheres Indígenas. Os ônibus dos 180 participantes ficarão no estacionamento do Teatro Nacional, onde devem seguir a pé até a Avenida José Sarney.