A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) definiu, nesta terça-feira (7), os membros da diretoria para a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará os atos antidemocráticos dos dias 12 de dezembro e 8 de janeiro. Sem nenhuma abstenção entre os blocos da CPI, o deputado Chico Vigilante (PT) se tornou o presidente da comissão; a deputada Jaqueline Silva (sem partido) foi eleita vice-presidente e o deputado Hermeto (MDB) ficou com a relatoria.
A votação ocorreu entre os sete representantes da comissão, indicados no último 2 de fevereiro pelo presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz (MDB). Até então, a Câmara só tinha estabelecido os titulares compostos por:
A CPI contra os ataques ao Palácio do Planalto, ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Congresso tem sido discutida, em plenário, desde o dia 18 de janeiro, quando o presidente da CLDF convocou os integrantes da Casa para ler o requerimento de instauração. Na época, com o total de 23 assinaturas a favor da comissão, o deputado Wellington Luiz (MDB) reforçou a importância de uma CPI para apurar os fatos. “Não é pouca coisa o que aconteceu na Capital da República. […] O que aconteceu foi um ataque a democracia”, afirmou o deputado.