Os primeiros quadros de energia do Túnel de Taguatinga começaram a ser instalados. Dos 14 painéis que vão alimentar os equipamentos do complexo viário, nove já estão devidamente posicionados na sala de comando. Eles serão responsáveis por atender os ventiladores e as luminárias da passagem subterrânea, no trecho que vai da altura da Avenida Comercial até a Avenida Elmo Serejo.
A sala técnica do Túnel de Taguatinga começou a ser preparada para receber os quadros de alimentação em dezembro. A construção das duas bases de concreto maciço responsáveis por sustentar os painéis levou cerca de um mês para ser concluída. Cada uma delas tem 7 m de comprimento por 0,90 cm de largura, com uma altura de 20 cm.
Em cima dos blocos de apoio, uma canaleta de aço galvanizado foi instalada para receber o cabeamento dos quadros de energia. “Temos painéis de média e baixa tensão que alimentam diversos equipamentos essenciais para o funcionamento do túnel”, detalha o engenheiro eletricista da obra Renato Sales Santos. “Alguns módulos são destinados ao sistema de exaustão, outros para a iluminação, um deles para o nobreak”.
A área técnica do Túnel de Taguatinga ocupa a porção central da passagem, logo acima da laje superior. Além dos quadros de alimentação, o espaço de 1.734 m² vai abrigar centrais de monitoramento, três geradores de energia, banheiros, copa e dois reservatórios de combate a incêndio. Os tanques, com capacidade para 50 mil litros de água cada, já estão prontos.
Fonte: Agência Brasília