Nesta sexta-feira (10), o Hospital da Região Leste (HRL), localizado no Paranoá, decretou bandeira vermelha. Com a medida, apenas casos graves serão atendidos na unidade. A situação é temporária, mas não há previsão de quando o atendimento vai ser normalizado.
A bandeira vermelha é decretada quando existem poucos leitos restantes para internação no serviço de emergência ou quando, por exemplo, não há mais pontos de oxigênio disponíveis no pronto-socorro. Nesses casos, apenas pacientes com pulseira vermelha serão atendidos.
Pacientes enquadrados em outra linha de prioridade são orientados a buscar atendimento nas unidades de pronto-atendimento (UPAs) ou em outras regiões administrativas.
Segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), a classificação de bandeira vermelha “é dinâmica e pode mudar com a demanda de pacientes e a gravidade dos casos” ao longo do dia. “Isso é avaliado de hora em hora e pode mudar a qualquer momento”, completou a SES-DF.
O Hospital da Região Leste é referência em cirurgias de coluna e a unidade que mais recebe pacientes com quadros do tipo.