O Google Glass Enterprise Edition, último remanescente da linha de óculos inteligentes lançada no início da década passada, foi descontinuado. O encerramento do projeto foi confirmado pela companhia de Mountain View na quarta-feira (15).
Em uma atualização divulgada na página de suporte do vestível, a gigante das buscas informou que o dispositivo já não está mais à venda e revelou não haver nenhuma atualização de software planejada. A empresa também disse que oferecerá suporte ao produto até o dia 15 de setembro deste ano.
A versão que acaba de ser descontinuada era uma variante do Google Glass original, transformada em óculos de realidade aumentada (RA) para usuários corporativos. Com ela, colaboradores de empresas e indústrias podem se manter conectados durante o trabalho sem usar as mãos.
O Google Glass não alcançou o sucesso esperado.Fonte: GettyImages
O modelo ganhou uma atualização em 2019, passando a ser chamado de Google Glass Enterprise Edition 2.0, contando com aprimoramentos no processador, na bateria e na câmera. O dispositivo de RA era vendido por US$ 999, o equivalente a R$ 5,2 mil pela cotação do dia.
Novos produtos de RA a caminho?
Apesar do encerramento do Google Glass Enterprise Edition, a big tech disse que está comprometida com projetos de realidade aumentada. Dessa forma, não se descarta o lançamento de outros produtos com a tecnologia pela empresa, nos próximos anos.
Entre as possíveis futuras estreias, pode estar um par de óculos inteligentes com capacidade de realizar traduções em tempo real, exibindo o texto nas lentes. O gadget, que trabalha em conjunto com o Google Tradutor, foi anunciado na conferência para desenvolvedores Google I/O de 2022.
Na ocasião, o CEO da companhia, Sundar Pichai, comentou que o novo óculos de RA do Google pretende ser o mais simples possível, podendo auxiliar tanto turistas em viagem ao exterior quanto pessoas com deficiência auditiva. No momento, não há informações sobre o lançamento do dispositivo.
Fonte: Tecmundo