Os beneficiários do Bolsa Família terão mais oportunidades de emprego com um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social e Combate à Fome (MDS) e o Grupo Carrefour. Segundo o ministro do MDS, Wellington Dias, a empresa vai contratar cidadãos que fazem o uso do benefício, gerando assim mais renda e inserção no mercado. A oficialização do projeto ocorreu na última sexta-feira (24) em Teresina (PI).
A proposta é que o Carrefour ofereça trabalho para dez a 20 pessoas por mês em cada unidade da organização. No total, a empresa conta com 722 lojas espalhadas pelo país. O acordo está funcionando, por enquanto, apenas no Piauí (PI) com a inclusão de cinco beneficiárias. Uma delas é a Maria Fabiana Ferreira de Andrade, de 32 anos, que teve sua carteira assinada pelo Sam ‘s Club.
Maria Fabiana disse que trocar o cartão do Bolsa Família pela carteira de trabalho foi um grande passo, já que desde seus 17 anos era beneficiária. “É a primeira vez que estou assinando a minha carteira. Para mim, é uma grande vitória, porque eu nunca pensei em nem nos meus maiores sonhos que fosse, assim, rapidamente. Mas é uma coisa muito boa”, conta a funcionária.
O ministro Wellington Dias, em entrevista, demonstrou otimismo para que, a longo prazo, o acordo alcance um milhão de pessoas. Além disso, há a pretensão de expandir o acordo de contratação para outras áreas como a construção civil, indústrias, setor de energias e dentro do próprio Governo.
O CEO do Carrefour Brasil, Stéphane Maquaire, que está há oito meses no país, afirmou que é uma nova chance de retirar a população da vulnerabilidade e do painel da fome.
No que tange a aplicação no Distrito Federal, até o momento de publicação desta matéria, ainda não há mais informações de quando poderá iniciar o processo de seleção nas unidades das regiões administrativas