No mês em que completou 52 anos, a cidade de Ceilândia foi a escolhida para receber o GDF Mais Perto do Cidadão: um evento com mais de uma dúzia de serviços gratuitos voltados para a população. As tendas montadas em frente à Praça dos Eucaliptos tiveram bastante movimento nesta sexta-feira (31). Esta foi a 2ª edição do programa, que passou pelo Riacho Fundo 2 no início do mês. Neste sábado (1º), os atendimentos continuam das 9h às 13h.
As tradicionais carretas do Na Hora e da Defensoria Pública marcaram presença. Serviços oferecidos por órgãos como Caesb, Neoenergia, Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab) e Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) também foram muito procurados. Já a Polícia Civil cuidou da emissão de primeira e segunda vias do documento de identidade.
O programa GDF Mais Perto do Cidadão foi lançado no dia 8 de fevereiro e visa a inclusão social, a eficiência dos serviços públicos e a acessibilidade da população. A coordenação é feita pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus).
O segurança Wesley Pereira, 43 anos, morador da QNM 20, recebeu um panfleto do evento e resolveu ir lá se informar sobre como dar entrada no processo de divórcio. Recebeu o atendimento na Carreta da Defensoria Pública e agora vai desenrolar o que tanto lhe afligia. “Já tem dois anos que estou tentando resolver isso e não consegui. Estive em um fórum para agilizar, mas nada caminhou”, explicou. “Agora, a defensora me explicou tudo o que preciso e já vou separar todos os documentos necessários e dar entrada. Foi excelente”, celebrou o rapaz.
Já a desempregada Laídes Figueiredo, 60, foi atrás de uma mudança de titularidade na conta de energia. E saiu de lá com tudo resolvido após 30 minutos. “Fui muito bem-atendida e agora está tudo certo. Tirei a conta do nome do inquilino e passei para o meu”, disse. “É muito importante esse evento do governo, pois muita gente não tem internet, não tem acesso ou não sabe como resolver seu problema. A organização de parabéns”.
Corte de cabelo gratuito, massagem, aferição de pressão arterial e diversão para a criançada também eram boas opções. “Não sabia que ia ter esse GDF Perto do Cidadão tão perto da minha casa. Resolvi entrar para ver e aproveitei e cortei o cabelo de graça”, conta o autônomo Clésio de Lima, 40.
“Presente valioso”
Segundo a secretária da Sejus, Marcela Passamani, é uma alegria levar o programa para Ceilândia justamente nas comemorações do aniversário da cidade. “Não deixa de ser um presente valioso para a população reunir vários órgãos públicos para oferecer serviços gratuitos de forma presencial”, frisou. “A secretaria está empenhada para que todas as regiões administrativas recebam o programa”.
Fonte: Agência Brasília