A deputada Bia Kicis (PL) e o senador Izalci Lucas (PSDB) visitaram, nesta segunda-feira (10), os indivíduos presos pelos ataques à Brasília no último dia 8 de janeiro. De acordo com os parlamentares, a visita tinha o propósito de verificar as condições dos detentos no Centro de Detenção Provisória (CDP). Ao todo, os detidos estão há três meses encarcerados nas unidades do Distrito Federal (DF).
A decisão para que Bia e Izalci fossem à instituição partiu do próprio ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que autorizou a medida na última terça-feira (4). Segundo Izalci, enquanto checava a situação na CPD, afirmou à imprensa que os indivíduos estão “desesperados”. Os detidos teriam demonstrado preocupação com suas famílias, já que seriam responsáveis pela renda.
“Quem for culpado tem que ser punido, mas não podem ficar tanto tempo presos sem que tenham a oportunidade de se defender”, disse o senador. Já a deputada Bia reforçou a necessidade da abertura de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para averiguar como os órgãos de segurança têm lidado com os detidos.
“ Queremos que os atos sejam individualizados para que cada um responda pelo que fez ou pelo o que não fez”, complementou Bia. Os indivíduos foram encarcerados após a invasão aos prédios dos Três Poderes no dia 8 de janeiro deste ano. Nas imagens capturadas pelas câmeras de segurança durante o ataque de vandalismo, mostra a aglomeração de pessoas no Congresso Nacional.

