O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) oferece um espaço gratuito de mediação e conciliação para a população de baixa renda. O atendimento é das 8h às 18h, em dias úteis, no Edifício Juiz de Direito Josué Ribeiro de Sousa, na Asa Norte.
O Espaço Conciliar é uma parceria entre o TJDFT, o Ministério Público (MPDFT) e a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF). No local são oferecidos serviços de:
- Mediação;
- Conciliação;
- Exames de DNA;
- Pedidos de creche pública;
- Ações na área de Fazenda Pública;
- Ações da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab);
- Ações de família, cível, dentre outras.
Conciliação e mediação
A conciliação é um método alternativo de solução de conflitos. O objetivo é prestar auxílio a qualquer cidadão na tentativa de resolução de um problema sem a necessidade de uma decisão judicial.
O método conta com a ajuda de um conciliador ou mediador, que é capacitado para a função e que ajuda os envolvidos na demanda a encontrarem uma solução juntos, dentro da lei.
A proposta do novo espaço do TJDFT é que as demandas passem por uma triagem para identificar quais podem ser resolvidas sem a interposição de ação judicial e encaminhadas para audiências de mediação ou conciliação pré-processuais.
“O Espaço Conciliar é um sonho antigo criado para priorizar a mediação, desburocratizar o sistema judiciário e agilizar o atendimento ao cidadão proporcionando a solução de conflitos imediatos” , diz Celestino Chupel, Defensor Público-Geral
Espaço Conciliar
- Endereço: Edifício Juiz de Direito Josué Ribeiro de Sousa, Quadra 909, Módulo D/E, Bloco C | Setor de Grandes Áreas (SGAN) | Asa Norte
- Horário de atendimento: das 8h às 18h, nos dias úteis
Fonte: G1

