O frio chegou com tudo no Distrito Federal. No sábado (20), a capital teve o dia mais frio do ano, com mínima de 9,6ºC ,de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A tendência, segundo o instituto, é que a temperatura fique ainda mais baixa nos próximos dias. Por isso, é preciso redobrar a atenção e cuidar da saúde
Para ajudar e aquecer as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social e de rua, organizações públicas, empresas e a sociedade civil fazem campanhas para arrecadar agasalhos e cobertores e doar para quem precisa.
Arrecadação
O governo do Distrito Federal vai recolher, até o dia 17 de julho, cobertores, casacos, meias, luvas e gorros na Sede da Administração Regional do Cruzeiro. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
A Polícia Militar também já começou a campanha e a arrecadação vai até o dia 30 de junho. Os cobertores e agasalhos devem ser deixados em qualquer Unidade ou Batalhão da Polícia Militar das Regiões Administrativas do Distrito Federal.
O Instituto Sabin e o Instituto +Brasal se uniram para promover a Campanha da Solidariedade. A iniciativa contribuirá com 10 entidades sociais, que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade. A doação pode ser feita até o dia 15 de junho, em qualquer unidade do Sabin Diagnóstico e Saúde e nas empresas Brasal.
O que doar?
- Roupas
- Sapatos
- Meias
- Toucas
- Cachecol
- Cobertores
- Kits de higiene (Instituto Sabin e o Instituto +Brasal)
Os agasalhos precisam estar limpos e em bom estado. Preferencialmente, as peças devem ser colocadas em sacos plásticos transparentes, para facilitar a visualização.
Proteja-se
A Defesa Civil alerta que é preciso atenção redobrada para evitar acidentes e cuidar da saúde. Por isso, elencou algumas orientações que podem ser seguidas neste período:
- Tenha especial atenção com crianças, idosos e pessoas doentes
- Mantenha-se agasalhado
- Proteja as extremidades do corpo, usando toucas e luvas
- Beba bastante líquido
- Evite manter os ambientes muito fechados
- Deixe sua casa e local de trabalho limpos e arejados
- Previna-se contra doenças respiratórias
- Procure agasalhar seu animal de estimação
- Abrigue os animais do vento e forre, adequadamente, o local onde eles dormem
- Seja solidário: doe agasalhos e cobertores para quem precisa
- Carregue, se possível, doações material no carro e, encontrando alguém em situação de vulnerabilidade, faça a sua parte
- Se precisar permanecer ao ar livre, proteja-se do vento
- Em caso de necessidade, acione os serviços de emergência
Fonte: G1

