Com altos e baixos, a greve dos professores da rede pública continua pelo 19ª dia. Nesta segunda-feira (22), ocorreu uma série de assembleias pelas regiões administrativas do Distrito Federal (DF). Após a apresentação e recusa da primeira proposta do Governo do Distrito Federal (GDF), a categoria já está com uma reunião marcada para a próxima quarta-feira (24).
A informação foi confirmada por um dos diretores do Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF), Samuel Fernandes. A reunião vai acontecer mesmo depois da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SE-DF) informar que não iria apresentar uma nova proposta. Em nota enviada para a Atividade News, na última quinta-feira (18), a secretaria escreveu: “Não será apresentada nova proposta ao Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro), uma vez que todas gerarão mais impacto financeiro”.
Em relação às aulas, a Secretaria de Educação disse que os dias paralisados serão compensados assim que houver a concordância da categoria. Ao todo, 89 escolas seguem 100% sem aulas.
1ª proposta
A primeira proposta do GDF foi vista como insuficiente pelos docentes, por isso, a greve continua. Entre as medidas levantadas, estava o pagamento da Gratificação de Atividade Pedagógica (GAPED), em seis vezes, apenas a partir de 2024. De acordo com Samuel, esse plano não contemplaria as necessidades a curto prazo dos professores. Além das mudanças da GAPED, alguns benefícios seriam distribuídos somente entre os aposentados da área.