Pense rápido: no que você pensa ao ouvir a palavra nerd? Provavelmente a imagem de um adolescente desajustado, com roupas estranhas e óculos enormes surgiu na sua mente.
O cinema hollywoodiano explorou (e ainda explora, ocasionalmente) esse estereótipo por décadas para representar as pessoas com interesse em assuntos científicos, jogos de RPG, histórias em quadrinhos e filmes como Star Wars. Os nerds também sempre foram aquelas figuras tímidas, introvertidas, ingênuas e vítimas de bullying na escola.
Nos últimos anos, porém, essa imagem está mudando: o nerd vem ganhando cada vez mais protagonismo na cultura pop. Neste Dia do Orgulho Nerd, que tal relembrar a trajetória dessa figura nas séries e no cinema?
Primeiramente, por que 25 de maio?
A data foi escolhida como uma homenagem à estreia de Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança, primeiro filme da franquia, lançado em 25 de maio de 1977. No mesmo dia também é comemorado o Dia da Toalha, uma homenagem à trilogia O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams.
Os vários tipos de nerd
No senso comum, os nerds são lembrados como pessoas extremamente inteligentes, estudiosas, com poucas habilidades sociais — principalmente com o sexo oposto — e visual com os clássicos óculos fundo de garrafa, aparelho nos dentes, cabelo desgrenhado (ou com muito gel) e roupas ‘fora de moda’.
Esta é a descrição que predomina no imaginário social e que foi bastante disseminada em filmes, novelas e séries a partir dos anos 1980. Alguns exemplos desse estereótipo são o filme Superbad: É Hoje e a série The Big Bang Theory. Podem ser considerados nerds clássicos aqueles mais estudiosos, entusiastas de assuntos científicos, que acompanham histórias em quadrinho, são fãs de ficção científica e de jogos de RPG.
Atualmente, porém, o cinema vem investindo mais nas subdivisões de nerds e deixando de lado os estereótipos mais escrachados.
Prova disso é que o outro tipo de nerd que vem ganhando popularidade é o geek. Você pode achar que os dois são a mesma coisa (realmente são muito parecidos), mas a maioria das fontes afirma que existe, sim, uma diferença. Além do interesse por cultura pop, os geeks são aqueles que possuem muito conhecimento de tecnologia, com bastante interesse nos últimos lançamentos de produtos inovadores.
Este tipo de nerd ficou mais comum principalmente pela representatividade de personalidades como Steve Jobs e Bill Gates na imprensa e no imaginário popular. Um bom exemplo é o filme A Rede Social, que conta a famosa história de Mark Zuckerberg, fundador do Facebook. A produção apresenta nerds como empreendedores brilhantes, bem-sucedidos e ambiciosos.
No início dos anos 2000 e com o avanço da tecnologia, os nerds gamers ganharam destaque nos filmes, com alguns personagens icônicos como Scott Pilgrim. Basicamente, são aqueles que passam a maior parte do tempo jogando ou aprendendo sobre o assunto. Geralmente também têm muito conhecimento sobre PCs, consoles e smartphones.
Mas vale ressaltar também que os jogos não se restringem a videogames apenas. Os jogos de mesa também têm um espaço reservado no coração dos gamers, em especial os role-playing game, mais conhecidos como RPGs. Um grupo que ama Dungeons & Dragons, famoso RPG, é o da série Stranger Things. Desde que foi lançada pela Netflix, o jogo ficou bastante em evidência entre os fãs de séries.
Por último, mas não menos importante, é o nerd hacker. Desde o início do século 21, filmes e seriados representam esse tipo de personalidade como pessoas muito habilidosas que conseguem hackear todo o sistema de uma grande corporação com dois cliques rápidos no teclado. Também têm a vida social mais privada ou quase nula. Impossível não trazer aqui o maior nerd hacker de todos: Neo de Matrix.
Mudança de comportamento
A verdade é que Hollywood vem deixando cada vez mais para trás os estereótipos adotados nos anos 1980. À medida que a cultura nerd ganhou popularidade e os interesses deles se tornaram mais mainstream, a representação nas telonas também começou a mudar.
Um exemplo notável é a representação de personagens como Peter Parker, representado por Tobey Maguire na trilogia de Homem-Aranha de 2002. Ainda que ele vá ganhando mais confiança ao longo dos três filmes, ele começa como um baita nerd clássico.
Seja com Tobey Maguire, Tom Holland ou Andrew Garfield, os filmes do Homem-Aranha estão marcados na cultura nerd (Foto: Reprodução/Twitter Marvel)
Já o Homem-Aranha de Tom Holland, por outro lado, começa sua jornada no MCU como um nerd bem mais descolado. Isso porque, em 2017 já não fazia mais sentido apostar em uma imagem caricata do personagem.
Não entenda errado. O “nerd raiz” estará sempre lá (nos cinemas e na vida real também)! A diferença é que, agora, a representação do grupo nas telonas evoluiu de estereótipos negativos e unidimensionais para personagens mais complexos, diversos e multifacetados, com tramas mais positivas.
Fonte: Tecmundo