O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, reafirmou nesta quinta-feira (1º), ao chegar à Chisinau, na Moldávia, que o seu país está preparado para aderir à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), assim que a Aliança Atlântica se mostrar disposta a acolhê-lo.
“Penso que as garantias de segurança são muito importantes não só para o nosso país, mas também para os vizinhos, devido à agressão russa na Ucrânia e à potencial agressão para outras partes da Europa”, afirmou o chefe de Estado ucraniano.
Ele participa da Cúpula da Comunidade Política Europeia, na capital da Moldávia, que reúne cerca de 50 líderes mundiais. Não participam a Rússia e a Bielorrússia.
O encontro reúne 46 chefes de Estado e de governo europeus, bem como instituições europeias, e será palco de debate de temas de interesse comum, procurando respostas para desafios globais, com vista ao reforço da segurança e estabilidade do continente.
A cúpula se realiza em um castelo, a 30 quilômetros da fronteira com a Ucrânia, e é considerada um sinal de apoio visto como um sinal de apoio à aproximação da Moldávia ao Ocidente.
Fonte: Agência Brasil