Nesta última quinta-feira (1), 11 suspeitos foram presos por alterarem locais que são protegidos pelos órgão ambientais do Distrito Federal (DF). Segundo a operação da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA), os indivíduos estariam se aproveitando da Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio São Bartolomeu em Sobradinho. A operação indicou que havia um condomínio irregular, o Condomínio Rural Bougainville.
No local, os investigadores apreenderam um gerador de energia, uma retroescavadeira, uma patrola e cerca de 80 metros de mangueira. A equipe da DEMA informou que o aparato servia para drenar águas das nascentes do Rio São Bartolomeu. Nas imagens divulgadas, nesta sexta-feira (2), é possível notar a dimensão do local onde os suspeitos estavam pegando água sem autorização.
Além da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), a Operação nomeada como Gaia contou com equipes do Brasília Ambiental (IBRAM) e do DF Legal. Os envolvidos no caso podem pegar de 1 a 3 anos de reclusão e multa. Até o momento, não há mais informações sobre a operação.