Apoiada pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), a Confederação Brasileira do Desporto Universitário dá início às competições que marcam a seletiva para a Universíade 2023. Além de definir os campeões nacionais, o torneio é classificatório para algumas modalidades convencionais que estarão nos Jogos Mundiais Universitários (JUBs) de Verão, em Chengdu, na China, de 28 de julho a 8 de agosto. A abertura oficial do evento está marcada para esta segunda-feira (12), às 19h30, no Centro Internacional de Convenções do Brasil.
“Esta seletiva deixará grandes legados para a cidade, a exemplo do fomento da economia, turismo e a geração de emprego e renda”Julio Cesar Ribeiro, secretário de Esporte e Lazer
Até o dia 15, são realizadas seletivas para as modalidades de atletismo, badminton, natação, saltos ornamentais, taekwondo e judô. Entre os locais que sediarão as competições estão o Centro Internacional de Convenções do Brasil, o Comando Militar do Planalto, a Associação dos Servidores do Banco Central e o Centro Olímpico da UnB. As seletivas contam com o apoio da SEL, que investiu recursos do Fundo de Apoio ao Esporte, totalizando R$ 700 mil.
“Apoiar o fortalecimento do esporte universitário faz parte do plano de trabalho da Secretaria de Esporte e Lazer. Esta seletiva deixará grandes legados para a cidade, a exemplo do fomento da economia, turismo e a geração de emprego e renda”, destaca o secretário de Esporte e Lazer, Julio Cesar Ribeiro.
Participam dos JUBs estudantes atletas nascidos entre 1º de janeiro de 1996 e 31 de dezembro de 2005 que estão regularmente matriculados em instituições de ensino superior até 31 de março deste mês, cursando e frequentando o semestre em nível de graduação, pós-graduação na instituição de seu estado reconhecida ou autorizada pelo MEC. Cada estudante atleta participa de uma modalidade esportiva no evento.
Sobre a Universíade
Considerada a maior competição do esporte universitário mundial, a Universíade, desde 1923, tem jogos organizados para atletas universitários pela Federação Internacional do Desporto Universitário (Fisu).
A Universíade é realizada a cada dois anos, reunindo diversas modalidades, com até 12 mil atletas de 17 a 28 anos.
* Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer
Fonte: Agência Brasília