O sistema do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) recebeu 4.673.333 pré-inscrições, conforme dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O prazo para as inscrições para a prova terminou na última sexta-feira (16).
“O Inep recebeu 4.673.333 pré-inscrições para o Enem deste ano, revertendo uma curva histórica de queda. Nós estamos trabalhando para que os nossos jovens possam voltar a sonhar com mais oportunidades, para que conquistem o seu diploma na universidade”, disse o ministro da Educação, Camilo Santana, nas redes sociais.
O total de pessoas inscritas para o Enem vem caindo desde 2017, quando 6,1 milhões de pessoas se inscreveram. Em 2022, esse número caiu para quase a metade, com pouco mais de 3,3 milhões de candidatos. Os últimos dados divulgados pelo Inep podem representar uma quebra dessa tendência, que deverá ou não ser ratificada a partir da confirmação da inscrição.
Para confirmar a inscrição, os candidatos não isentos precisam pagar a taxa de R$ 85 até a próxima quarta-feira (21). Após esse prazo, o Inep terá o número final de inscritos no exame.
Pagamento da taxa
O valor pode ser pago por pix, cartão de crédito, débito em conta ou por boleto gerado na Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante/#!).
Para pagar por Pix, basta ao candidato acessar o QR code que consta no boleto.
Quem é isento não precisa pagar a taxa.
Provas em novembro
As provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro em todo o país. O edital com o cronograma e as regras para o Enem 2023 (https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-30-de-5-de-maio-de-2023-481632388) foi publicado no início do mês.
O edital traz a lista dos documentos necessários e as obrigações do participante, incluindo situações em que o candidato pode ser eliminado.
Os gabaritos das provas objetivas serão publicados no dia 24 de novembro no portal do Inep (https://www.gov.br/inep/pt-br). Já os resultados individuais serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2024 no mesmo site.
O exame
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é a principal forma de acesso à educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
É também utilizado por instituições de ensino públicas e privadas para selecionar estudantes, com os resultados sendo utilizados como critério nos processos seletivos. O exame serve ainda de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Fonte: Agência Brasil