A Apple suspendeu temporariamente nesta terça-feira (11) a distribuição de uma atualização rápida de segurança para iOS, iPadOS e macOS. O motivo é uma incompatibilidade nessas versões que acabou causando problemas em alguns dispositivos.
Usuários que instalaram a mais recente correção no macOS Ventura 13.4.1, iOS 16.5.1 e no iPadOS 16.5.1 notaram que alguns sites no Safari com serviços online simplesmente pararam de abrir após o download. Segundo o 9 to 5 Mac, entre as páginas afetadas estavam serviços populares como Facebook, Instagram e o serviço de videochamadas Zoom.
A atualização era uma correção de uma vulnerabilidade grave no WebKit e foi enviada no formato de Proteções Rápidas, que são pequenos patches aplicados em uma plataforma sem que seja necessário atualizar todo o sistema operacional, permitindo o envio de mais melhorias em menos tempo.
O que diz a empresa
Em uma publicação na página de suporte da marca, a Apple confirmou que “está ciente de um ocorrido” envolvendo a atualização e os problemas para exibir algumas páginas.
A companhia promete lançar novas versões dos sistemas operacionais “em breve” sob novos nomes e com a letra “b” para diferenciá-las as anteriores — ou seja, iOS 16.5.1 (b), iPadOS 16.5.1 (b) e macOS 13.4.1 (b).
Além disso, é possível remover as Proteções Rápidas que apresentam problemas nos próprios dispositivos enquanto as atualizações não chegam. No iOs e no iPad, essa opção está em Opções > Sobre > Versão do iOS > Remover Proteção Rápida.
Fonte: TECMUNDO