O quinto dia de atividade do Acampamento Terra Livre acontece nesta sexta-feira, 8, e tem como principal tema o debate sobre a diversidade das vozes femininas. O dia começou com discussões sobre a estratégia de reflorestamento e pela tarde, o foco será o aldeamento da política e a caravana das originárias.
Além das programações no período da manhã e da tarde, a partir das 20h o evento também contará com o “Noite Cine Debate”. Vale ressaltar que a programação é aberta ao público em geral. O evento está acontecendo na Fundação Nacional de Artes (Funarte).
De acordo com a Articulação dos povos indígenas do Brasil (Apib), além das programações gerais, também estão ocorrendo atividades paralelas e importantes para o ATL. Na quinta-feira. 7, os indígenas se encontraram com o embaixador Heiko Thoms e conversaram sobre apoio à agenda dos povos indígenas e fortalecimento das organizações indígenas, além de retomar anúncios realizados na COP26, que ocorreu em novembro de 2021, e que a Alemanha também assinou: apoio para zerar desmatamento em florestas tropicais e fortalecer direcionamento de recursos para povos indígenas (anúncio de 1,7 bilhões de dólares).
Ainda segundo informações da articulação, a delegação da Apib também trouxe para a conversa a tramitação do P191/2020: “Reconhecemos que alguns deputados alemães se pronunciaram contra o PL, porém precisamos de mais. Precisamos que a Alemanha cobre de seus bancos (como o Commerzbank e o Deutsche Bank), que financiam atividades mineradoras no Brasil, que tenham políticas apropriadas para não ferirem os direitos dos povos indígenas e impactarem suas terras”.
Acampamento Terra Livre (ALT)
Em sua 18° edição, o Acampamento Terra Livre acontece em Brasília entre os dias 04/04 até 14/04. A Articulação dos povos indígenas do Brasil informou que estão reunidos cerca de oito mil indígenas de mais de 200 povos de todas as regiões do Brasil.
De acordo com a Apib, o evento é realizado no mesmo período em que o Congresso Nacional e o Governo Federal analisam a votação de projetos que violam os direitos dos povos indígenas e que intensificam a exploração em grande escala. Neste ano, o evento trouxe o tema ‘Retomando o Brasil: Demarcar Territórios e Aldear a Política’
O Acampamento Terra Livre é pautado por atividades como palestras e passeatas que buscam, segundo a Apib, “enfrentar a agenda anti-indígena do Congresso, debater a saúde e a educação indígenas, e o protagonismo da juventude nos debates do evento”.