Alerta de tempestade: DF tem chuva de granizo e vento forte

Pedras de gelo atingiram Riacho Fundo 1 e 2 e Asa Norte, na tarde deste sábado (21). Ventania pode chegar aos 60km/h, segundo Inmet.

Moradores do Distrito Federal registraram granizo e vento forte, além de chuva durante a tarde deste sábado (21). As pedras de gelo atingiram a Asa Norte e o Riacho Fundo 1 e 2. A ventania ocorreu em Ceilândia e no Gama

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestade, com perigo potencial de chuva e ventos intensos, que podem chegar a 60km/h. No entanto, o meteorologista Olívio Bahia diz que não descarta a possibilidade de ventania mais forte.

A previsão para o fim de semana, segundo o especialista, é de calor e pancadas de chuva. Até as 14h deste sábado, por exemplo, o Plano Piloto chegou aos 32,1°C.

“Como o dia estava quente e nublado, ocorre essa instabilidade”, afirma.

No domingo (22), segundo o meteorologista, o calor deve continuar e, no período da tarde, as chuvas podem voltar a ocorrer na capital. “A previsão para domingo é bastante parecida com a de sábado: chuva, principalmente entre a tarde e a noite.

Até as 15h deste sábado, o Corpo de Bombeiros não havia informado se houve alguma ocorrência em decorrência da chuva.

O que é granizo?

Granizo no Riacho Fundo 2, no DF — Foto: Arquivo pessoal
Granizo no Riacho Fundo 2, no DF — Foto: Arquivo pessoal

O granizo se forma quando a temperatura abaixo de zero congela as gotículas de água dentro das nuvens. A nuvem fica muito pesada e a chuva cai em forma de pedras de gelo.

Veja algumas instruções para evitar acidentes em períodos de chuvas fortes:

  • 🌲 Não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
  • 🚗 Não estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda;
  • 📱 Evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
  • 👩‍🚒 Em caso de dúvidas, a orientação é buscar ajuda junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.

Fonte: G1

TAGGED:
Compartilhe esta notícia