Se você está pensando em comprar um speaker ou outro dispositivo com Alexa e tem dúvidas sobre como começar a utilizá-la, então continue lendo. Preparamos a seguir alguns passo a passos para que você entre no mundo da Alexa com o pé direito e aproveitando ao máximo os recursos que ela oferece.
5 dicas que qualquer iniciante em Alexa precisa saber:
1. Como conectar seu dispositivo à internet
A primeira coisa a fazer para começar a usar a Alexa, é conectar seu speaker. No caso dos dispositivos Amazon Echo, os passos são:
- Faça o download do app da Alexa na Play Store ou na App Store e faça login com sua conta Amazon.
- Conecte o dispositivo à tomada, ele informará que você deve configurar a Alexa no app.
- No app siga as instruções ou clique no ícone “+” no canto superior direito para adicioná-la manualmente.
- Lembre-se de adicioná-la a sua rede 2GHz da Wi-Fi, caso queira integrar outros dispositivos inteligentes a ela.
- Finalize a configuração conforme as instruções do app e ela estará pronta para receber comandos de voz, tocar música e outras funções.
Outra dica de conexão e configuração é dar um nome a cada dispositivo com Alexa caso vá instalar mais de um. Isso permite que você decida em qual speaker quer receber lembretes ou alarmes, bem como ajuda no agrupamento de dispositivos inteligentes integrados para comandos e rotinas.
2. Como integrar dispositivos inteligente à Alexa
Há diversos tipos de aparelhos smart que podem ser conectados à sua Alexa para serem acionados por comando de voz ou integrados às suas rotinas personalizadas. Confira como adicioná-los:
- Confirme se o dispositivo é compatível com Alexa.
- Faça primeiro a configuração do dispositivo no aplicativo da fabricante/marca própria conectando-o à mesma frequência Wi-Fi em que a Alexa está conectada (2GHz ou 5GHz).
- No app Alexa clique no ícone “+” e selecione “Dispositivo”. Você pode utilizar a barra de busca para encontrar a marca ou tipo de aparelho, ou então clicar nas opções pré-definidas logo abaixo.
- Com o tipo e a marca do dispositivo à ser integrado selecionados, basta seguir as orientações da tela para utilizá-los.
Existem dezenas de modelos e marcas de aparelhos smart que podem ser usados com Alexa, com exemplos como lâmpadas, tomadas, interruptores, TVs, câmeras de segurança, aspiradores, ar condicionado e, é claro, controles remotos universais.
3. Como criar rotinas automatizadas
A melhor forma de aproveitar a sua Alexa ao montar uma casa inteligente é criando rotinas que unam as funcionalidades de seus dispositivos smart de uma forma automatizada. Para isso, basta clicar em “+” e selecionar “Rotina”.
Ao criar uma nova rotina, você vai adicionar um dia ou horário — que pode ser diário, semanal, ou em dias específicos — e, então, adicionar as ações que você quer automatizar.
Por exemplo, em uma rotina de final do dia você pode fazer com que a Alexa acenda às luzes de um cômodo ao pôr-do-sol, ligue a TV e fale as principais notícias do dia. Ela fará tudo isso conforme o que você programou automaticamente, sem que você precise acionar um comando de voz ou abrir o aplicativo.
Ainda é possível especificar mais detalhes, como a cor e o brilho da luz, qual streaming ou programa você quer que ela coloque na TV, ser quer notícias nacionais ou um resumo geral. Enfim, são muitas oportunidades de personalização.
4. Como usar a Alexa como um calendário
Se você vive esquecendo de compromissos e tarefas, ou precisa muito lembrar de algo específico em um determinado horário, a função de lembretes é uma ótima opção para organizar seu calendário.
Com ela, você pode pedir para a Alexa te avisar de algo no dia e horário que você precisa. Ela dará esse lembre por som, nos smart speakers, e no seu smartphone, pelo app, para que você não perca nenhum recado mesmo que esteja fora de casa.
Para isso, basta dizer “Alexa, me lembre da consulta no dia 21 de agosto, às 14h”, por exemplo. Ou, se preferir, pode programar o lembrete diretamente pelo app.
5. Como integrar seu streamings de música à Alexa
Todo mundo sabe que é possível pedir e escutar suas músicas favoritas pela Alexa. Mas, para isso, você precisar integrar a plataforma de música que assina à sua conta.
Para isso, clique no ícone “Mais”, no canto inferior direito da tela, e em “Música e mais”. Lá você verá que a versão gratuita do Amazon Music, bem como emissoras de rádios locais já estão disponíveis automaticamente.
Smart Speaker Echo showFonte: Amazon
Para integrar plataformas externas, basta ir na aba “Vincular novos serviços”, escolher qual você assina entre Spotify, Deezer, Apple Music e Claro Music, e seguir as instruções. Pronto, agora basta falar “Alexa, toque Exagerado, de Cazuza” ou “Alexa, toque a playlist Rock anos 80”, por exemplo, que ela reproduzirá o som escolhido!
Caso você use mais de um serviço, você pode definir um como padrão automático e, então, solicitar o que deseja de um serviço específico. Por exemplo, você pode colocar o Spotify como o streaming padrão, ao mesmo passo em que pode pedir no comando de voz alguma música ou podcasts exclusivos da Apple, ou do Deezer.
Fonte: Tecmundo