Nesta semana, a empresa de análise de mercado Strategy Analytics realizou um levantamento sobre a performance do setor de alto-falantes inteligentes. A Amazon apareceu como líder global, tendo 10,4 milhões de remessas durante o terceiro trimestre de 2021.
Os dados coletados pela empresa apontam o Google em segundo lugar, com 8,1 milhões de remessas no mesmo período. A “medalha de bronze” ficou com o Baidu, gigante da tecnologia da China, com 5,4 milhões de produtos. Já o Alibaba administrou 4,3 milhões de remessas; seguido pela Apple com 4 milhões — equivalente a um aumento de 92% do número de unidades, em relação a 2020.
A Xiaomi também está entre as seis principais marcas do setor, com 2 milhões de unidades vendidas no 3º trimestre. A empresa chinesa tem uma participação de 5% no mercado, uma queda de 3% na produção em relação a 2020.
Domínio de mercado
O trimestre foi marcado por um crescimento geral de 10% no mercado de smart speakers, acumulando 39,3 milhões de aparelhos vendidos em 2021. A Amazon, sozinha, é responsável por deter mais de um quarto deste setor — com 26,4%.
Já o Google é responsável por uma fatia de 20,5% no mercado, seguido por 13,6% do Baidu. A Strategy Analytics ainda nomeou o Nest Mini do Google como o alto-falante mais vendido de 2021, seguido pelo HomePod Mini da Apple e o Echo Dot de quarta geração da Amazon.