Anac abre processo para investigar morte do cão Joca em voo da Gol

24 de abril de 2024 48 visualizações
Postado 2024/04/24 at 12:49 PM
Foto: Reprodução

Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que abriu um processo para investigar o caso do golden retriver, chamado Joca, de cinco anos, que morreu após ter sido transportado ao aeroporto errado devido a uma falha operacional da companhia aérea Gol.

O órgão comunicou que a decisão ocorreu durante uma reunião do diretor-presidente da agência, Tiago Pereira, e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

“A ANAC solicitou à Gol, entre outras informações, detalhes sobre as condições de transporte do animal, o seu envio para localidade diversa da contratada e as condições para a prestação desse tipo de serviço. O objetivo é abrir processo de fiscalização conforme as constatações apuradas”, completou.

Por meio de uma publicação no X (antigo Twitter), o ministro Silvio Costa Filho disse que tomou conhecimento sobre o ocorrido e se solidariza com o tutor de Joca, João Fantazzini. Ainda ressaltou que pretende iniciar um amplo debate com o Congresso Nacional para construção de leis no intuito de evitar outras tragédias.

Relembre o caso

Joca embarcou junto ao tutor, João Fantazzini, no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), e deveria ter desembarcado em Sinop (MT). Porém acabou sendo levado para Fortaleza (CE).

Assim que desembarcou em Sinop, João Fantazzini ficou esperando para que Joca fosse entregue a ele. Porém, ao questionar a companhia aérea, foi informado que o animal havia sido levado para o destino errado. Por conta disso, ele deveria voltar para São Paulo.

Quando chegou ao Aeroporto de Guarulhos, João encontrou o cachorro morto dentro do canil da empresa.

Por meio de nota enviada à ISTOÉ, a Gol informou que decidiu suspender os serviços de transporte animal para se dedicar no processo de investigação do caso. O serviço de Dog e Cat Cabine não sofrerá alteração.

“Para os clientes que contrataram o transporte do seu pet entre 24/04/24 a 23/05/24 por meio dos serviços que estão com restrição, poderão optar por restituição total do valor, inclusive do valor da sua passagem (no caso de Dog&Cat + Espaço), ou por postergar a viagem, sem custo, para depois de 23/05/24 em voos até 31/12/2024. Aqueles clientes que se encontram no destino de sua viagem e possuem um dos serviços restritos contratados para a volta serão atendidos se assim desejarem”, finalizou.

Fonte: ISTOÉ

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