A função Circular para Pesquisar do Android também será capaz de identificar músicas, exibindo o nome da canção e o artista, além de um link para visualizar a faixa no YouTube. Esta é uma das novidades que vão chegar ao sistema do Google em setembro, reveladas na terça-feira (3).
O recurso de pesquisa de música do Circle to Search pode ser acionado ao reproduzir um vídeo. Tocando no ícone musical ao lado da caixa de pesquisa, a IA ouvirá o som e tentará identificar a canção, exibindo as informações na sequência — a big tech diz que a tecnologia faz o mesmo com o áudio de fontes próximas ao celular.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
A função Circle to Search agora também pode identificar músicas.Fonte: Google/Divulgação
Entre as atualizações do Android para setembro, também há adições ao Wear OS, como a visualização de mapas offline no relógio inteligente com pesquisa por voz e a visualização do que está ao redor. Basta baixar os mapas e executá-los no app do Google Maps.
Outro destaque é a chegada do Sistema de Alerta de Terremoto do Android em todo o território dos Estados Unidos, após a disponibilidade prioritária nas áreas de alto risco. Com a tecnologia, o Google acredita ser possível avisar aos usuários sobre um abalo sísmico iminente com antecedência, para que eles se protejam.
Melhorias no TalkBack e no Chrome
Ainda neste mês, o recurso de acessibilidade TalkBack vai passar a usar o Gemini para “dar vida às imagens”. Com a integração da IA, o leitor de tela do Android poderá descrever melhor o conteúdo de uma imagem para pessoas com deficiência visual nos dispositivos compatíveis.
Segundo a gigante de Mountain View, a funcionalidade fará as descrições a partir de fotos armazenadas na galeria do celular, compartilhadas por apps de mensagens e nas imagens de produtos encontradas em sites e redes sociais. O TalkBack deve ter mais melhorias com a estreia do Android 15.
O TalkBack vai passar a IA Gemini para melhorar as descrições de imagens.Fonte: Google/Divulgação
Já o Chrome no Android vai ganhar a capacidade de ler textos de sites em voz alta com a função “Ouvir esta página”. O usuário terá várias opções de vozes para escolher e poderá definir a velocidade da leitura e o idioma desejado.
Fonte: Tecmundo