Entra ano, sai ano e nós adoramos definir sonhos e metas. Afinal, com o réveillon nascem mais algumas centenas de oportunidades de fazer diferente. Aqueles que buscam alguns “spoilers” do que esse novo ano tem a oferecer, podem apostar nos astros, no Tarô ou nos Búzios. Por isso, o portal Atividade News buscou duas especialistas, uma taróloga e uma mãe de santo, especialista no jogo búzios, para trazer as primeiras previsões de como será 2024.
Nós fizemos alguns questionamentos mais nacionais e outros que envolvem o Distrito Federal. De uma forma geral, a mãe de Santo, Lilian de Iansã, falou que o ano que vem será de muita prosperidade, renovação, mas ao mesmo tempo trará situações de doença e de cura. “Iemanjá vem para acalmar os corações das pessoas e fazer mais a união entre as pessoas e a família. Obaluaê vem dando a cura das enfermidades do corpo humano”, explicou.
Ao mesmo tempo que há esse viés da coletividade e da aproximação, para a taróloga Márcia Godoy, 2024 pode ser traduzido também em outras duas palavras: justiça e ética.
Sociedade
Godoy afirma que é o ano do recebimento ou colheita das ações. “Bons pensamentos, boas palavras, boas ações, boas recompensas para quem merece”, reforçou. Alguns ditados do senso comum podem resumir bem a ideia transmitida pela taróloga, seja para o bem, seja para o mal, como:
- A gente colhe o que a gente planta;
- É dando que se recebe;
- Quem semeia vento, colhe tempestade.
“Na ação da justiça, quem errou vai pagar e quem acertou vai ser recompensado”, completou Godoy. Uma outra previsão é direcionada para o dinheiro. Para a mãe de santo, Lilian de Iansã, 2024 é também daqueles que buscam trabalho e estão com problemas financeiros. “Exu vai estar sendo próspero, abrindo os caminhos das pessoas desempregadas”, disse Lilian ao portal.
DF em 2024
Dentre as previsões, uma questão foi unânime entre as especialistas: o quadradinho terá movimentações intensas. É trágico e alarmante, pois o aumento da violência é um dos quesitos que deve permanecer. Além da violência, o Governo do Distrito Federal (GDF) pode ser tomado por ainda mais investimentos e polêmicas.
Em contrapartida, tanto Godoy quanto Lilian, vêem uma nova efervescência no ramo das artes, a exemplo da música. Novos artistas devem surgir com a virada de ano e o setor cultural será beneficiado.