O Google encerrou de forma oficial o suporte ao Android Lollipop. Isso significa que a versão 5.0 do sistema operacional móvel, que foi lançada oficialmente em novembro de 2014, não terá mais qualquer tipo de supervisão, atualização ou correção por parte da companhia.
Na prática, isso acontece porque o Google Play Services deixará de ser atualizado nos dispositivos. Esse é o serviço que faz vários recursos do próprio telefone continuarem funcionando, como os apps nativos e outras ferramentas básicas.
Além dessas funções essenciais para o funcionamento de tablets e celulares, os aparelhos já não recebiam há algum tempo atualizações de segurança e de desempenho.
Android Lollipop marcou época
O Google descontinua os sistemas operacionais Android quando eles chegam a menos de 1% da base de usuários. Dessa forma, a companhia praticamente força esse público a “aposentar” o dispositivo e migrar para modelos mais recentes.
O uso de sistemas operacionais antigos é considerado perigoso para usuários, já que essas plataformas costumam ter muitas brechas de segurança, várias descobertas apenas quando aparelhos deixam de receber atualizações. Além disso, terminar o suporte permite que a equipe da Google se concentre em outras versões.
O Android Lollipop foi o primeiro sistema operacional móvel da Google a ter a interface com base na identidade visual Material Design. Seguindo a tendência da época de “homenagear” doces, o escolhido da vez foi o pirulito.
Além disso, ele estreou as notificações na tela de bloqueio, melhorias na economia de bateria com o Project Volta e a busca interna por configurações específicas no menu de opções.
O Nexus 6, do próprio Google, foi o primeiro a ter acesso a essa versão. Ele foi sucedido em 2015 por uma rara atualização com o mesmo nome, a 5.1, também chamada de Lollipop. Só no final do ano que a plataforma chegou ao 6.0, com a versão conhecida como Marshmallow.
Fonte: TECMUNDO