Assembleia geral dos professores com paralisação será nesta quarta 

O Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro) realizam, nesta quarta-feira (19), a primeira Assembleia Geral da categoria. O encontro será no estacionamento da antiga Fundação Nacional de Artes (Funarte), no Eixo Cultural Ibero-Americano. A pauta central é a campanha salarial com a reivindicação de 19,8%  de ajuste. 

Além do reajuste levantado pelo Sinpro, ainda entra na discussão as medidas que não teriam sido cumpridas anteriormente. Estas são algumas delas:

  • Nomeação dos aprovados no último concurso público;
  • Autorização para o pagamento da licença-prêmio em dinheiro;
  • Semana pedagógica remunerada para as contratações temporárias;
  • Incorporação do auxílio saúde aos aposentados sem paridade;
  • Pagamento de acordo com a formação acadêmica para os contratos temporários; 
  • Aproveitamento de tempo de serviço. 

A Assembleia Geral está prevista para começar às 9h e conta com toda uma organização para disponibilizar ônibus para que os educadores das regiões administrativas e Entorno possam participar. Devido a Assembleia, também ficou definida a paralisação das aulas nesta quarta-feira (19).

Sobre o esquema, a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SE-DF) afirmou, em nota, que a decisão, se haverá ou não aula nas unidades, depende de como estará o quadro de professores em cada escola. Confira a nota completa a seguir:

A Secretaria de Estado de Educação do DF informa que a participação de professores e orientadores na assembleia geral é uma decisão individual. A determinação se haverá ou não aula depende da situação específica em cada escola.

A Secretaria de Educação do DF fará o planejamento da reposição e a reorganização do calendário para cumprimento dos 200 dias letivos, de forma a garantir o direito dos estudantes.

A SEEDF destaca ainda que existe uma mesa de negociação permanente com o Sindicato dos Professores do Distrito Federal”. 

Medidas cumpridas e em tramitação

Enquanto a categoria se organizar para a nova discussão, até o momento, as medidas estabelecidas em 2023 que foram cumpridas e continuam em tramitação são: 

✅ Incorporação da Gaped/Gase 

✅ Ampliação do recesso de servidores das unidades administrativas;

✅ Ampliação do tempo de coordenação;

✅ Greve sem corte de ponto;

✅ Garantia de continuidade da mesa de negociação;

⚠️ Realização de novo concurso público;

⚠️ Atestado de acompanhamento para os contratos temporários;

⚠️ Ampliação da carga horária;

⚠️ Aproximação das tabelas;

⚠️ Intervalo de 15 minutos.

TAGGED:
Compartilhe esta notícia