A Secretaria de Turismo (Setur) fará, no próximo dia 27, uma reunião aberta com a população de Planaltina, na Casa da Cultura da cidade, para discutir a reforma da Casa do Artesão. Patrimônio histórico da região, o prédio foi construído em 1932, já tendo sido sede da primeira delegacia da cidade e ponto de reunião de artistas.
Em 2015, o local foi abandonado e acabou sendo ocupado ilegalmente, até que, em 2020, acabou sendo interditado. Mas o GDF já entrou em campo para atuar na recomposição do importante espaço público. As obras de restauração do prédio incluíram limpeza na área, escoramento externo e interno das paredes fragilizadas pela ação do tempo e colocação de tapumes.
“A Casa do Artesão de Planaltina é uma das prioridades da Setur, e estamos tomando as providências necessárias para que, em breve, esse local volte a ser um espaço dedicado ao artesanato, gerando emprego e renda para a população”, afirma o secretário de Turismo, Cristiano Araújo.
Licitada pela Setur, uma empresa elaborou o projeto de reforma do imóvel, processo que aguarda agora aprovação do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural do DF (Condepac). Isso será feito após a consulta pública. A Setur segue acompanhando o processo, já que a obra envolverá um trabalho complexo.
*Com informações da Setur
Fonte: Agência Brasília