No próximo domingo (26), em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março), a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) vai promover a primeira edição do Aulão da Inclusão, a partir das 9h30, no Estacionamento 10 do Parque da Cidade. A ação contará com atividades variadas de ginástica, psicomotricidade e gincana, entre outras.
“O esporte tem o papel central de unir e incluir o cidadão, além de contribuir para sua saúde física e mental”Julio Cesar Ribeiro, secretário de Esporte e Lazer
O secretário de Esporte e Lazer do DF, Julio Cesar Ribeiro, entende que o esporte é um aliado para a qualidade de vida das pessoas com deficiência. “Nossa prioridade é fomentar a conscientização e mostrar para a sociedade que pessoas com síndrome de Down podem executar qualquer tarefa, inclusive no esporte”, afirma.
O Dia Internacional da Síndrome de Down faz referência aos três cromossomos do par 21 que caracterizam essa condição genética. “A secretaria apoia e prioriza as políticas públicas voltadas ao esporte para pessoas com deficiência e entende que o esporte tem o papel central de unir e incluir o cidadão, além de contribuir para sua saúde física e mental”, reforça o secretário.
Responsável pela organização de eventos paradesportivos da SEL, Marcela Parsons, ressalta a importância da conscientização: “Esse primeiro evento é muito importante para conscientizar as pessoas sobre a importância do esporte na vida de crianças, jovens e adultos com síndrome de Down. O esporte é uma das maiores ferramentas de inclusão”.
*Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer