Azerbaijão e Armênia concordam em cessar-fogo na região de Nagorno-Karabakh

O trato foi firmado cerca de 24 horas depois que o Azerbaijão iniciou uma ofensiva para assumir o controle da região separatista de maioria étnica armênia.

Um acordo sobre um cessar-fogo com as forças étnicas armênias na região montanhosa de Nagorno-Karabakh foi alcançado, anunciou o governo separatista da autodenominada “República de Artsakh”.

“Com a mediação do comando do contingente de manutenção da paz russo estacionado em Nagorno-Karabakh, foi alcançado um acordo sobre a cessação completa das hostilidades a partir das 13h (6h no horário de Brasília) do dia 20 de setembro de 2023”, disse o governo.

O trato foi firmado cerca de 24 horas depois que o Azerbaijão iniciou uma ofensiva para assumir o controle da região separatista de maioria étnica armênia.

A nova incursão deixou cerca de 100 mortos, segundo o governo local, e aumentou as tensões entre os vizinhos Azerbaijão e Armênia.

O enclave Nagorno-Karabakh, de maioria étnica armênia, se separou do Azerbaijão com o apoio da Armênia em 1994. À época, uma primeira guerra deixou mais de 30.000 mortos.

Os dois países chegaram a iniciar um novo conflito, em 2020, que terminou com conquistas territoriais do Azerbaijão e um cessar-fogo obtido com a mediação da Rússia.

Desde então, os russos são responsáveis por manter a paz na região e negociar com os dois governos por acordos de não-agressão. Nesta terça, Moscou também se ofereceu para intermediar o novo conflito e afirmou que suas forças continuarão cumprindo a missão de paz.

Fonte: G1

Compartilhe esta notícia