Baixa umidade: DF segue em alerta vermelho nesta terça-feira   

A umidade pode chegar abaixo de 12% na tarde desta terça-feira (8). É o que notificou o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET)

8 de agosto de 2023 361 visualizações
Postado 2023/08/08 at 3:21 PM

Nesta terça-feira (8), o Distrito Federal (DF) continuou em alerta vermelho devido a baixa umidade. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) indica que a umidade do ar pode chegar abaixo dos 12%. Desde a última quinta-feira (3) que a umidade vem oscilando no quadradinho com um dos recordes registrados no domingo (6) que a umidade alcançou 10%. 

Segundo o meteorologista do órgão, Mamedes Luiz, não há como saber se o alerta  pode se estender para esta quarta-feira (9). As medições são realizadas durante o dia que está sendo analisado. No entanto, o especialista levanta a possibilidade da umidade ficar  entre 15% a 20%. 

        O pico mais alto de umidade está previsto para a próxima quinta-feira (10) e sexta-feira (11), em torno de 30% por conta de uma nova alta pressão vinda do oceano. “Uma circulação, uma alta pressão, vai começar a trazer umidade lá do Oceano. […] Vai amenizar tanto a temperatura quanto a umidade”, explicou Mamedes à Atividade News. 

        Mesmo com as oscilações durante a passagem dessas rajadas de vento no quadradinho, o INMET destaca que os cuidados dos brasilienses com a saúde devem seguir. O órgão enfatiza as seguintes ações para amenizar os efeitos da seca e baixa umidade: 

  • Beber água com frequência;
  • Evitar atividades físicas com exposição ao tempo seco e quente; 
  • Prezar pela hidratação da pele;
  • Umidificar o ambiente;
  • Evitar bebidas como café e álcool. 

Além dos cuidados com a saúde, o DF está sujeito a incêndios florestais nas regiões administrativas.

Tag
Compartilhar esse Artigo
Pesquisar