Com a aproximação do show da banda norueguesa “Mayhem” na quarta-feira (22), o deputado Fábio Felix (PSOL) propôs a suspensão e investigação dos integrantes por apologia ao nazismo. O pedido foi encaminhado nesta última quinta-feira (16) ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (DECRIN).
De acordo com Fábio, a banda faz uso de trajes e discursos que referenciam o nazismo e os preconceitos contra a comunidade LGTQIA+, negra e judaica. No documento de notícia-fato, o deputado ressaltou a necessidade de providências,
No contexto dos ataques a Brasília, o deputado vê a apresentação como uma ação criminosa contra a democracia e os direitos humanos. “Nossa cidade não pode ser palco de novas demonstrações de intolerância de qualquer natureza”, complementou Fábio. Por hora, a apresentação ainda está prevista para acontecer na Zona Industrial do Guará enquanto as medidas são analisadas pelos órgãos.
Em suas redes sociais, nesta sexta-feira (17), Fábio recorreu aos seus eleitores para que cobrem “Nazismo não é liberdade de expressão e Brasília não pode ser palco para esse show de horrores! Acionamos o MP e a DECRIN, não queremos a disseminação do horror em nossa cidade […]”, manifestou.

