Beleza e Saúde na Gestação

2 de setembro de 2022 605 visualizações
Postado 2022/09/02 at 10:46 AM

Durante o período gestacional ocorrem profundas mudanças fisiológicas, emocionais e psicológicas que alteram a relação da mulher com seu corpo. A maioria das mudanças no corpo feminino ocorrem em função de alterações hormonais que alteram completamente o funcionamento do organismo.

É uma fase na vida da mulher que exige cuidados com o corpo, incluindo pele e cabelo. É comum ganhar peso durante a gestação e é fundamental controlar o surgimento de estrias e outros problemas de saúde. De maneira geral, o ideal é aumentar até 12 kg durante a gestação, mas isso varia para cada mulher.

O tratamento estético neste período deve garantir a segurança da gestante e do feto. A maioria das substâncias químicas presentes nos cosméticos não foram avaliadas em gestantes, pois esse público não foi incluído nos testes.

Os principais problemas estéticos característicos da gestação são os inchaços; estrias; celulite; manchas na pele como o melasma na face, aréolas mamárias escurecidas e a “linha nigra” (aparecimento de uma linha escura na linha média do abdome); varizes; oleosidade na pele que pode gerar o surgimento da acne.

Para estas queixas podem ser prescritos tratamentos como: peeling sem ácido retinóico e seus derivados pois estes podem prejudicar o bebê; drenagem linfática; depilação pode ser feita normalmente, com exceção da técnica a laser, que deve ser evitada durante toda a gestação; a limpeza de pele está liberada com desobstrução mecânica da acne para a remoção de comedões.

A hidratação da pele é a forma mais eficaz de evitar o aparecimento de estrias na gravidez. É indicado que a gestante aplique o creme pelo menos duas vezes ao dia, usando formulações que contenham uréia, vitamina E, lanolina e óleos. Apenas os óleos não previnem de forma eficaz. É contra indicada a hidratação dos mamilos, pois a pele dessa região deve estar mais endurecida para suportar a sucção do bebê na amamentação O controle do peso durante o período gestacional é a melhor recomendação a ser indicada pelos profissionais.

Tecnologias como radiofrequência, endermologia, ultra-som, eletrolipólise, corrente russa, alta frequência e microcorrente devem ser evitadas.

Alisamento capilar à base de formol é proibido e os sem formol também. Alguns tratamentos dizem que não há formol na composição, mas é muito difícil comprovar. As tintas que apresentam amônia em sua composição são muito perigosas, uma vez que a penetração é muito profunda e pode atingir a parte interna do fio. Se a coloração não tiver amônia, ela é liberada, desde que acompanhada por um especialista e faça um teste de prova antes de aplicar no couro cabeludo.

Em resumo, manter uma alimentação saudável, ingestão de grande quantidade de líquido, evitar o uso de substâncias tóxicas como álcool e cigarro e a prática de atividade física são fundamentais para a saúde da gestante e do bebê, para a beleza do corpo, da pele e do cabelo, além de trazer muito mais disposição, deixando a gestante ainda mais bonita.

Tag
Compartilhar esse Artigo
Pesquisar