A nova rede social BeReal foi o app mais baixado nos Estados Unidos no último mês e está crescendo também no Brasil. Apenas nas últimas quatro semanas, a plataforma teve mais de 400 mil downloads na Play Store brasileira.
O app francês BeReal entrou em 2020 no mercado de imagens instantâneas, dominado por Instagram e TikTok, apostando em fotografias sem filtros, tiradas em um momento aleatório uma única vez ao dia.
A rede social permite menos tempo no celular e permite acompanhar o cotidiano de amigos, inclusive em momentos de ócio. O app também oferece o recurso RealEmoji, que permite tirar fotos simulando um emoticon.
O boom do app aconteceu no início de 2022, com a adesão em massa da Geração Z. A possibilidade de crescimento é gigantesca. Apenas o app chinês tem um bilhão de usuários ativos no mundo e a rede social da Meta tem 1,45 bilhão, sendo 115 milhões no Brasil.
No entanto, para alcançar as líderes do setor, o BeReal precisa acelerar o aumento de seus usuários. Segundo levantamento do Conversation, nos últimos 28 dias, o chinês Kwai foi baixado 12,3 milhões de vezes, o TikTok, 14,39 milhões e o Instagram 22,25 milhões.
Pesquisa sobre aceitação do BeReal
Para conhecer a aceitação do BeReal no Brasil, a startup Orbit Data Science analisou, de forma qualitativa, 672 posts e comentários no Twitter, YouTube e Instagram, publicados nos últimos seis meses e selecionados de forma aleatória.
A maioria dos comentários feitos (mais de 70%) eram sobre a adesão à nova plataforma. A metade desses posts se referiram usuários ativos ou que desejavam entrar no BeReal, enquanto um quinto eram referentes à procura de conhecidos que usam o app.
A dinâmica do app foi questionada pelos usuários. Houve relatos de desconforto com a solicitação de fotografias em momentos inapropriados, como no banheiro ou uma reunião de negócios, além de impossibilidade de publicar fotos em momentos do dia.
Fonte: Tecmundo