As chuvas estão chegando e os motoristas precisam redobrar a atenção ao volante. Para alertar sobre os riscos de dirigir neste período, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) organizou uma blitz educativa na manhã desta terça-feira (3), em Taguatinga Norte. Os agentes de trânsito deram dicas e orientações para quem passou pela QNL 13/15, com música e distribuição de brindes.
“A iniciativa foi criada para orientar os motoristas sobre os cuidados necessários com o período de chuva”, contou o chefe do Núcleo de Campanhas Educativas de Trânsito do Detran, Miguel Videl. “Trouxemos nossa dupla de repentistas para que a gente possa abordar o assunto de maneira alegre e lúdica. Também entregamos material educativo e, de brinde, os motoristas ganharam caneta e chaveiro”, relatou o gestor.
Manter a revisão do veículo em dia foi uma das principais orientações que os motoristas receberam na blitz. “É a primeira providência a ser tomada, assim que as chuvas começam a cair com frequência. É preciso verificar os freios, a parte elétrica e os limpadores de para-brisa”, explicou Videl. “Também é recomendado calibrar os pneus, conferir se eles estão em condições de uso… Tudo isso influencia na dirigibilidade.”
Mas não adianta o veículo estar em perfeitas condições se o motorista não tomar mais cuidado na maneira de conduzir o veículo. A baixa visibilidade e o risco de aquaplanagem – fenômeno em que o carro desliza sobre a pista molhada diante de uma frenagem brusca – pedem um comportamento diferenciado na direção. “Alertamos para que seja mantida uma distância segura do veículo da frente para evitar colisões”, ensinou o chefe do núcleo do Detran. “Além disso, é importante reduzir a velocidade em áreas com grande movimento e, em caso de chuva intensa, parar o veículo em um local adequado até o volume de água diminuir.”
Passado o susto inicial de serem parados em uma blitz do Detran, os motoristas relaxaram e aprovaram a iniciativa. “Esse tipo de ação educativa é importante para conscientizar todo mundo”, comentou o autônomo Cleber Cavalcante, 31 anos.
“Passo por essa via constantemente e vez ou outra tem um acidente por aqui. O pessoal precisa ficar ainda mais atento na época das chuvas.”
A biomédica Larissa Moura, 26 anos, ressaltou que a blitz educativa reforça as regras básicas que todo motorista precisa adotar em dias chuvosos. “A gente deve lembrar da importância de dirigir mais devagar e evitar locais com risco de alagamento”, citou a moradora de Taguatinga. “É uma ação importante, que pode salvar vidas”, pontuou.
Na próxima semana, o Detran vai organizar mais duas ações educativas, uma na região central de Brasília e outra no Recanto das Emas.
Fonte: Agência Brasília