Como previa a agenda do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), ocorreu nesta terça-feira (27) a reunião com o atual senador e próximo ministro da justiça, Flávio Dino (PSB). O encontro tinha o objetivo de discutir os próximos passos para a segurança durante a posse de Luiz Lula Inácio da Silva (PT), neste domingo (1). Além de Flávio, compareceram José Múcio Monteiro, indicado para o Ministério da Defesa, e o secretário de segurança do DF, Júlio Danilo.
De acordo com Ibaneis, em coletiva de imprensa, os órgãos de segurança atuaram em conjunto para garantir a segurança do presidente, do público e das delegações através da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). “Toda a Polícia Militar do Distrito Federal estará mobilizada”, comentou o governador. O secretário, Júlio Danilo, reforçou que a segurança será feita tanto no centro de Brasília como em outros pontos e regiões à parte.
Em relação a segurança, o futuro ministro da justiça, Flávio Dino, segue o posicionamento de que os órgãos de segurança trabalharão mutuamente. “ A posse do presidente Lula ocorrerá em paz. Todos os procedimentos serão reavaliados, visando ao fortalecimento da segurança. E o combate aos terroristas e arruaceiros será intensificado. A democracia venceu e vencerá”, afirmou Flávio nas redes.
Ainda nesta terça-feira (27), o futuro ministro da justiça, Flávio Dino, anunciou a convocação do policial penal, Rafael Velasco Brandani, para o cargo de secretário nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça. Rafael é o atual subsecretário de administração penitenciária do Maranhão (MA). O comunicado foi feito pelas redes sociais de Flávio nesta manhã.