Brasília foi escolhida como sede do Campeonato Mundial de Wushu, evento internacional mais relevante da modalidade que reúne aproximadamente 900 participantes de mais de 80 países a cada dois anos. A competição será realizada em 2025. A última edição ocorreu semana passada, no Texas (EUA).
A Confederação Brasileira de Kungfu Wushu (CBKW) e o secretário de Esporte e Lazer do DF, Julio Cesar Ribeiro, apresentaram tecnicamente a candidatura brasileira ao Comitê Executivo da International Wushu Federation (IWUF) e às federações nacionais filiadas à IWUF, durante o mundial dos EUA. A aprovação de Brasília foi unânime, superando a concorrência das Filipinas e de Macau.
“A conquista de sediar o Campeonato Mundial de Wushu em 2025 reforça o compromisso do governo com o desenvolvimento e promoção do esporte na nossa cidade. O apoio da Secretaria de Esporte e Lazer tem sido fundamental para o crescimento da modalidade no DF, que vem se firmando como referência na prática dessa arte marcial”, destacou o secretário.
Essa será a primeira vez que o campeonato mundial de wushu será realizado na América Latina. Brasília já sediou o Campeonato Pan-americano de Wushu de 2022 e o Mundial Júnior de Wushu, em 2018.
“Com a conquista, Brasília consolidou a posição como a capital mundial do wushu, demonstrando comprometimento com o esporte e o papel como palco de eventos esportivos de relevância internacional”, complementa o secretário.
O wushu é uma arte marcial chinesa que se assemelha ao kung fu. Segundo definição da Federação de Wushu do DF, a modalidade tem conteúdo principal “movimentos de ataque e defesa e se expressam através de rotinas (taolu) e de combate (sanda), visando tanto ao aperfeiçoamento físico quanto ao espiritual”.
*Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer
Fonte: Agência Brasília