E-mails que mencionam datas parecem estar ativando um bug que faz com que o Google Agenda crie eventos aleatórios. Os agendamentos ocupando um dia inteiro foram colocados no aplicativo de calendário baseados em e-mails e newsletters recebidos pelos usuários no Gmail.
Para usuários norte-americanos, um evento comum criado foi o “Aviso de Privacidade Financeira dos EUA”. Além de ter o agendamento não solicitado, aqueles que usam aparelhos com sistema operacional Android receberam notificações com o mesmo título.
As causas do bug ainda não ficaram claras, mas dá para evitar o incômodo. O único problema é que isso também diz ao app que não crie nenhuma entrada baseada nas mensagens.
A solução temporária consiste em:
- Abra o aplicativo Google Agenda, clique na engrenagem e acesse “Configurações”;
- Em seguida, acesse “Eventos do Gmail”, no menu lateral;
- Nesta opção, desative a caixa que permite a criação de eventos baseados nos e-mails e newsletters recebidos, em “Mostrar eventos criados automaticamente pelo Gmail na minha agenda”.
Há cerca de três meses, os usuários do Google Agenda que estão no fuso horário do Chile passaram por outro bug, que bagunçava os eventos e compromissos.