Câmara Legislativa aprova reajuste de servidores do GDF

Foto: Lucio Bernardo Jr. / Agência Brasília

Servidores efetivos, aposentados e pensionistas do Distrito Federal terão 6% de reajuste no contracheque a partir do mês de julho. O percentual corresponde à primeira das três parcelas anuais cumulativas, de igual valor, previstas no projeto de lei nº 237/2023, aprovado pela Câmara Legislativa nesta terça-feira (4).

Os deputados distritais também aprovaram uma medida que garante 25% sobre as remunerações dos cargos em comissão. Os dois projetos só dependem da sanção do governador para entrar em vigor.

Os dois projetos, de autoria do Executivo, receberam o “sim” de todos os deputados distritais presentes ao plenário no momento da votação.

O deputado Chico Vigilante (PT) alertou que os 6% “já foram engolidos pela inflação” e que a defasagem salarial irá continuar existindo. Já o parlamentar Gabriel Magno (PT) reforçou a necessidade de reestruturação das carreiras, lembrando que o magistério e a assistência à educação ocupam as duas últimas posições, em relação ao salário, de 33 carreiras de nível superior.

O deputado distrital Jorge Vianna (PSD) propôs uma emenda, acatada, para deixar claro que as parcelas anuais serão cumulativas. O parlamentar ainda engrossou o coro dos que defendem negociações diretas com as categorias. Sobre o percentual proposto pelo GDF, resumiu: “O reajuste ainda virá, nem que seja na luta”.

TAGGED:
Compartilhe esta notícia