Uma megaoperação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) com apoio da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) cumpre na manhã desta quarta-feira (23) mandados de busca e apreensão na Câmara Legislativa (CLDF). A ação tem o objetivo de desarticular uma suposta organização criminosa suspeita de desviar dinheiro público a partir de emendas parlamentares.
A operação recebeu o nome de “Alta Conexão” .No total, a Justiça expediu 20 mandados. 17 são cumpridos na Capital Federal, dois em Goiânia e um em Sergipe. Os alvos são pessoas físicas e jurídicas, além de servidores públicos. A suspeita é que a organização criminosa tenha o auxílio de funcionários públicos da CLDF, do Governo do Distrito Federal (GDF), da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), empreiteiros, além de pessoas físicas e jurídicas privadas.
Ainda não se sabe o tamanho do prejuízo, mas o grupo pode ter desviado dinheiro público do DF em fraudes cometidas por meio de emendas parlamentares. Os recursos eram direcionados para empresas específicas que tinham contratos com o governo.