Campanha incentiva o consumo responsável da água no DF

21 de março de 2022 526 visualizações
Postado 2022/03/21 at 5:08 PM
Foto: Adasa

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) lança, nesta segunda-feira (21), campanha institucional referente ao Dia Mundial da Água. O objetivo é incentivar o consumo responsável dos recursos hídricos do Distrito Federal, bem como informar a população sobre as diversas formas de se economizar, reutilizar e preservar esse bem tão precioso.

Com o mote “Nossa água é só o ouro, preserve seu tesouro”, a campanha tem como principal público-alvo as crianças e os adolescentes, uma vez que são os agentes multiplicadores das mudanças esperadas para que não falte água potável no futuro. Veja o vídeo da campanha aqui.

“O acesso à água potável e ao saneamento básico são direitos fundamentais e indispensáveis à saúde. Portanto, a missão da Adasa na regulação simultânea da água e dos serviços de saneamento básico nos traz uma grande responsabilidade perante a população do DF”, destaca o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro.

Para Ribeiro, o Dia Mundial da Água é uma data importante para estimular uma reflexão sobre a forma como cada indivíduo lida com esse recurso essencial à vida. “É um momento de celebrar avanços, mas, principalmente, lembrar dos desafios que temos pela frente”, acrescenta.

Programação

Além do lançamento da campanha, as comemorações pelo Dia Mundial da Água seguem até o fim do mês de março. Nesta terça-feira (22), os 14 Restaurantes Comunitários do DF promovem o evento Um Mergulho na Fonte da Vida, ação que envolve atividades relacionadas à utilização consciente e à importância da hidratação para a saúde.

As unidades vão expor painéis e apresentar vídeos educativos durante todo o horário de almoço, das 11h às 14h, além de oferecer um cardápio especialmente preparado para a data. A Adasa participará da ação no restaurante comunitário de Sobradinho II.

Programação Mês da Água | Arte: Adasa

Na sexta-feira (25), às 7h, na Fercal, o superintendente de Abastecimento de Água e Esgoto, Rafael Mello, realizará palestra sobre o uso racional da água para funcionários da Ciplan. E, no dia 29, haverá o Fórum de Sustentabilidade do DF Egov, com abertura solene com Raimundo Ribeiro e palestra de Miguel Sartori.

No dia 31 de março, a Adasa finaliza as comemorações com a cerimônia de premiação das escolas participantes da Gincana da Água e a assinatura de um termo de cooperação com a Secretaria de Educação para fortalecer a educação ambiental na rede pública de ensino por meio do atendimento do Programa Adasa na Escola.

Na ocasião, a agência lançará, em parceria com a TV Câmara Distrital, o programa Entre no Fluxo com a Adasa, um canal de comunicação que abordará diversos temas referentes à regulação do uso, reuso e preservação dos recursos hídricos.

Por fim, a agência também vai inaugurar o Espaço Adasa, local para exposição de materiais educativos, compostos por maquetes das bacias hidrográficas, mapas hidrológicos e materiais audiovisuais sobre a atuação da agência.

Gincana da Água

As atividades alusivas ao Dia Mundial da Água começaram desde o mês passado, quando a Adasa lançou a Gincana da Água. Voltada para o público estudantil (das séries finais do ensino fundamental) das redes pública e particular de ensino, a gincana ocupou as escolas por um mês, por meio da execução de tarefas – artísticas, comunitárias e pedagógicas – com foco na água.

A ação tem o objetivo de destacar a importância da água no cotidiano da população, reafirmar o papel da Adasa como incentivadora da sustentabilidade dos recursos naturais e de desenvolver atividades pedagógicas socioambientais.

*Com informações da Adasa-DF

Fonte: Agência Brasília

Compartilhar esse Artigo
Pesquisar