Após dias de indignação da população por falta de atendimento pediátrico, a Unidade de Pronto Atendimento I (UPA I) de Ceilândia retornou com as atividades no setor. A informação foi confirmada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges), nesta terça-feira (29), ao portal Atividades News.
Desde o fim de semana, os atendimentos para crianças estavam restritos temporariamente. Segundo a corporação, a medida emergencial foi “necessária para preservar a vida de crianças internadas em estado potencialmente grave”. No caso, quem chegava na unidade enfrentava longas esperas e ficava sem consulta.
A recomendação era procurar auxílio nas UPAs do Recanto das Emas, Sobradinho e São Sebastião. Além das unidades, o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) também entrou na lista. Na última segunda-feira (28) e no domingo (27), houve registros de tumultos em Ceilândia.
Entre gritos, choro e quebra-quebra, famílias se indignaram. Nos dois dias, houve a intervenção da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) para controle. Confira um dos registros de segunda-feira a seguir:
Até o momento, não há mais informações sobre novas reclamações no local com o retorno dos atendimentos pediátricos.

