Censo escolar 2025 traz dados das escolas do DF

O ensino fundamental liderou o levantamento, com 257.236 alunos inscritos na rede pública de ensino

Os resultados do censo orientam a formulação de políticas públicas voltadas para a ampliação da eficiência, da inclusão e da qualidade do ensino | Foto: André Amendoeira/SEEDF

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) divulgou, nesta quarta-feira (24), o resultado do censo escolar 2025. O levantamento, que apresenta um panorama detalhado da realidade educacional na capital, aponta que a rede pública atendeu, neste ano letivo, 448.103 estudantes.

Coordenado pela Diretoria de Informações Educacionais (Dinfe), o estudo mapeou 855 unidades escolares (públicas e conveniadas), organizadas em 19.728 turmas. Os dados completos estão disponíveis para consulta pública no Portal de Governança Educacional.

Os resultados do censo orientam a formulação de políticas públicas voltadas para a ampliação da eficiência, da inclusão e da qualidade do ensino | Foto: André Amendoeira/SEEDF

Os números consolidados de 2025 revelam a dimensão e a capilaridade do atendimento educacional do Distrito Federal. A distribuição dos alunos por etapa de ensino ficou configurada da seguinte forma:

Ensino fundamental: 257.236 estudantes;
Ensino médio: 75.581 estudantes;
Educação infantil: 72.174 crianças atendidas;
Educação de Jovens e Adultos (EJA): 22.045 alunos;
Educação Profissional e Tecnológica (EPT): 15.113 estudantes;
Educação Especial: 5.954 matrículas específicas.
Planejamento e inovação

Mais do que estatísticas, o censo escolar é uma ferramenta estratégica. Os resultados obtidos orientam diretamente a formulação de políticas públicas voltadas para a ampliação da eficiência, da inclusão e da qualidade do ensino. É com base nesses indicadores que a secretaria define prioridades em infraestrutura, alocação de corpo docente, transporte escolar e distribuição de recursos.

Nos últimos anos, a Dinfe tem investido na modernização contínua dos processos de coleta e tratamento de dados. O uso de novas tecnologias tem assegurado maior precisão e agilidade à gestão educacional, permitindo ao governo tomadas de decisão mais assertivas para garantir uma educação pública cada vez mais justa e acessível a todos.

*Com informações da Secretaria de Educação

Fonte: Agência Brasília

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