“É meu hobby. Um esporte que eu amo é a corrida de rua. Vim para competir com os meninos e superar os meus limites”, declarou Júlio César Gomes Ribeiro, vencedor do percurso de 5 quilômetros da 1ª corrida e caminhada do Circuito Serrano. O evento ocorreu na manhã deste domingo (25), em Sobradinho, com largada e chegada na Avenida Contorno, no Parque Ecológico dos Jequitibás. A programação foi em celebração ao aniversário de 63 anos da cidade, comemorado no dia 13 de maio.
Júlio César veio de Aparecida de Goiânia e se disse muito feliz pela conquista. “Tem uns atletas muito fortes aqui e consegui ganhar, mesmo com a idade avançada. Estou com 46 anos. É muito importante esse incentivo público à prática do esporte para sair do sedentarismo”, acentuou o motorista de caminhão.
“A gente está, junto com o governo, trazendo a cultura do esporte outdoor para a área serrana. Valorizamos o esporte de Sobradinho, temos inúmeros atletas campeões, não só na modalidade de corrida de rua, mas também ciclismo, entre outros”Salvan Cavalcante, um dos organizadores do Circuito Serrano
Com fomento de R$ 150 mil da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal, o evento tinha percursos de 5 km e 10 km, além da caminhada de 3 km. Cerca de mil pessoas participaram da largada, que foi dada por volta das 8h.
O secretário de Esporte e Lazer, Julio Cesar Ribeiro, afirmou que “a intenção é proporcionar maior participação da comunidade nas corridas, uma vez que eventos como este, incentivam a manutenção da qualidade de vida por meio do esporte.” “Hoje estamos aqui celebrando os 63 anos de Sobradinho da melhor maneira possível, com muita prática esportiva. Para nós é uma alegria muito grande fazer parte deste momento, e de uma maneira tão salutar. A nossa cidade se consagra como a capital do esporte, e paralelo a isso, também se mantém como cenário ideal para a realização de corridas de rua”, completou.
O subsecretário do Esporte, Carlos Pontes, ressaltou a importância do evento como uma oportunidade de promover a saúde e o bem-estar. “É gratificante presenciar um momento como esse, poder conhecer o parque e promover a integração social por meio do esporte. Sobradinho merece um evento como esse e com certeza será o primeiro de muitos que virão”, destacou.
Esporte e inclusão
O circuito também contou com uma categoria para Pessoas com Deficiência (PCD) andantes, da qual cerca de 30 atletas fizeram parte. Entre eles, o jovem de 26 anos Cristiano de Lima Nogueira. O estagiário fez os 5 quilômetros em um tempo aproximado de 28 minutos. Ele descreveu a corrida com a palavra “superação”.
“Na corrida é muito importante essa categoria. Na minha cidade quase nunca tem para PCD e hoje pude participar. Quando eu comecei fazia 36 minutos, foi muito bom meu tempo de hoje e quero melhorar cada vez mais”, pontuou Cristiano.
Salvan Cavalcante, um dos organizadores do circuito, reforçou a importância da categoria no evento. “O esporte está aqui para a gente fazer inclusão”, afirmou. O organizador também falou sobre a importância do incentivo ao esporte para a comunidade de Sobradinho. “A gente está, junto com o governo, trazendo a cultura do esporte outdoor para a área serrana. Valorizamos o esporte de Sobradinho, temos inúmeros atletas campeões, não só na modalidade de corrida de rua, mas também ciclismo, entre outros”, observou